Como Montar um Funil de Vendas de Forma bem Simples [conteúdo pílula]

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Um dos pontos bem interessantes em trabalhar com inbound marketing & sales é verificar pessoas atuando de forma bem difícil e complexa, em algo que deveria ser simples, direto e implícito. Acho que vale à pena dar uma olhadinha neste artigo, independentemente do tamanho da sua empresa e/ou da sua atuação. Como montar um funil de vendas de forma bem simples é o foco e estou contigo desde o início. Vamos lá?

Você tem um processo comercial rodando?

Um dos erros mais comuns dentro de uma área comercial é ficar no achismo, supondo que aquela determinada lead fechará com você. Procure por números fáceis de serem identificados para uma checklist pra fit de compra super eficaz.

"Inbound é processo e seguir uma metodologia é fundamental." Lígia Braga

Você possui métricas para verificar o desempenho do seu time, ou somente metas?

Super importante sabermos o que cobrar e como/onde obter esta informação, não é mesmo? Mensure quanto tempo cada lead fica em suas etapas do funil, para começar a entender os seus fechamos e obter previsibilidade.

Por falar em funil… Você já possui um?

Desenhe processos de compra, ao invés de processos de venda. Se coloque no lugar de sua lead para obter insights sobre como passá-la de forma confortável pelo seu funil. Mas para isto, você precisará vê-la como uma pessoa. Está preparado?

Passando a lead pelo funil de vendas

Tenha pessoas especialistas em cada etapa do funil, que podem gerar autoridade e entregar valor a cada momento. Desta forma, conseguirá uma lead super qualificada para a compra da sua solução. Dicas de leitura:

Análise: cada um está em seu devido lugar?

Seu time já sabe o que fazer? Sabe receber cada lead da forma correta? Possui um acordo entre marketing e vendas? Todos realizando excelentes follow ups?

Dica para um excelente CRM neste link!

Continue analisando todo seu processo e realizando o link entre marketing e vendas. A base da construção do processo é uma só: simplicidade e dedicação.

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